top of page

Sintomas da Síndrome de Burnout

  • Foto do escritor: Vera Purcina
    Vera Purcina
  • 8 de ago. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 30 de abr. de 2020


Abaixo, os 12 estágios (sintomas) da Síndrome de Burnout, verificados pelos psicólogos Herbert Freudenberger e Gail North. Geralmente não aparecem nessa ordem e apenas algumas pessoas passam por todos os sintomas.


De qualquer maneira, a lista serve como um Indicador de sinais a se prestar atenção.


1. Compulsão em demonstrar seu próprio valor. É aquela necessidade de mostrar que você sabe fazer o que está fazendo, e com excelência.


2. Incapacidade de se desligar do trabalho Checar e-mails e mensagens antes de dormir, trabalhar finais de semana (sem que seja pedido pela chefia) por exemplo, são alguns dos sinais.


3. Negação das próprias necessidades. Bom sono, alimentação adequada, tempo para o lazer tornam-se secundários e essa atitude é vista como um sacrifício em nome de um bem maior.


4. Fuga de conflitos. A pessoa percebe que há algo errado, mas evita enfrentar a situação. Os primeiros sintomas físicos podem surgir.


5. Reinterpretação de valores pessoais. A família, os momentos de descanso, os hobbies, passam a ser vistos como coisas sem importância. A autoestima é medida apenas pelos resultados no trabalho.


6. Negação de problemas. A pessoa se torna intolerante. Enxerga os colegas de trabalho como preguiçosos, incompetentes, indisciplinados. Pode haver aumento da agressividade e sarcasmo.


7. Distanciamento da vida social. A vida social passa a ser restrita ou, até mesmo, inexistente. O trabalho é feito de maneira automática. A necessidade de relaxar pode levar ao uso de drogas ou álcool.


8. Mudanças estranhas de comportamento. A pessoa torna-se muito diferente do que costumava ser. Quem era alegre e dinâmico torna-se apático e medroso. As alterações são óbvias e podem ser notadas pela família e amigos.


9. Despersonalização. Não é possível enxergar o próprio valor nem necessidades, bem como das pessoas ao seu redor.


10. Vazio interno. Para amenizar o desconforto, muitos recorrem às drogas, álcool, ou compulsões como comer e fazer sexo.


11. Depressão. O futuro parece incerto, a vida perde o sentido. É comum o sentimento de estar perdido, cheio de incertezas e exausto.


12. Síndrome de Burnout (ou esgotamento profissional). Há um colapso mental e físico, assim como pensamentos suicidas. Quem chegou até aqui, precisa de ajuda médica imediata.


Vera Purcina

Comments


bottom of page