Novembro Azul
- Vera Purcina
- 8 de nov. de 2022
- 2 min de leitura

Se em outubro, o alerta é para as mulheres em relação à prevenção do câncer de mama, em novembro, a chamada é para os homens darem atenção especial à próstata. Esses alertas são importantes para aumentarem o grau de conscientização da população de que a saúde é merecedora de todos os cuidados possíveis, desde a tenra idade. Por quê? Ora, a resposta é simples: se não houver saúde, o organismo morre. Ou, adoecida, a pessoa vai viver à base de remédios, se arrastando pela vida a fim de cessar suas dores. Por outro lado, sabemos que existem os que se apegam as dores (e as utilizam no seu projeto pessoal de se vitimizarem e buscarem continua atenção dos demais). Porém, para que estes saibam, nenhuma atenção à dor é melhor do que a sensação de potência que um organismo saudável proporciona.
A saúde oferece força, disposição, bem estar. Exala entusiasmo e isso faz com que a pessoa saudável viva rodeada de atenção. Ela não pede isso, mas os outros se aproximam da sua prazerosa companhia.
Enfim, os adultos devem zelar pela saúde; os pais devem oferecê-la para seus filhos, seja no dia a dia através de alimentação e atividades físicas e psicossociais adequadas, seja através da prevenção de doenças, principalmente as contagiosas e degenerativas. Em toda cidade, há os serviços públicos que a população tem acesso à saúde, educação e cultura.
É inconcebível que, em pleno século 21, ainda exista resistência para os cuidados com a saúde e prevenção aos males que tanto prejudicam a humanidade. As pessoas sentem receio de irem aos serviços especializados e o preconceito atualmente, apesar de ir diminuindo gradativamente, ainda persiste. Muitas pessoas não permitem a realização de exames e/ou intervenção de procedimentos preventivos tão necessários.
Em um tempo de tanto avanço tecnológico e desenvolvimento da medicina , deveria ser o contrário: toda a sociedade usufruir desse conhecimento científico, pois, de uma forma ou de outra, o avanço é coletivo e todos cooperaram para adquiri-lo.
Vera Purcina
Comments