Dona Cidinha
- Vera Purcina
- 15 de out. de 2021
- 1 min de leitura
.

.. Lembro-me bem do seu nome: Cidinha (igual ao da minha mãe). Parece até que o destino brincou comigo para deixar bem claro que os professores são extensões dos pais no imaginário dos alunos e que são extremamente importantes na vida das pessoas. É difícil encontrar alguém que não traga marcas do tempo da escola, vivências positivas ou negativas da sala de aula. Por isso, eu penso, que todos devem valorizar os mestres! Apoiá-los em seu ofício, serem seus aliados e ajudá-los na educação. Serem-lhes gratos, muito gratos! E penso, também, que os professores devem, antes de tudo, gostarem do que fazem. Transmitirem seus conhecimentos e exteriorizarem seus sentimentos, ensinando também a linguagem das emoções e dos valores éticos/morais.
Já não há dúvidas de que é através do vínculo saudável entre o professor e o aluno, que se vai obter os melhores aprendizados. E a difícil tarefa de saber realizar as sucessivas inversões de papéis pela vida, ora ensinando, ora aprendendo.
A relação afetiva é o adubo que semeia as atitudes, motiva ao crescimento, desenvolve a criatividade, implementa a esperança; gera o futuro e a permanência do sorriso nos rostos das pessoas durante a evolução da história."
Vera Purcina
(parte do texto Professora de uma vida inteira- veja na íntegra).
Minha gratidão eterna aos professores que tive até hoje.
Commentaires