Cuidando do Cuidador
- Vera Purcina
- 17 de jan. de 2022
- 2 min de leitura

A demanda por atendimento mental está aumentando, desde o início da pandemia do covid-19. Não vou me estender aqui procurando as causas, porém, o desleixo com a qualidade de vida, a falta de exercícios físicos, a alimentação desregrada, o imediatismo para resolver os sentimentos "desconfortáveis", como o uso abusivo de remédios calmantes e as altas cobranças pessoais e sociais sobre as performances físicas, laborais, acadêmicas, influenciam na incidência de ansiedade, depressão, suicídio, alcoolismo e outros transtornos mentais.
O meu foco, hoje, são os profissionais que atendem a população em sofrimento emocional e que a acolhe através de tratamentos cientificamente validados, como as psicoterapias, as rodas de conversas, os atendimentos individuais e em grupos.
São os psicólogos, habilitados para lidarem com os comportamentos e emoções, que utilizam várias abordagens teóricas, objetivando melhorar a relação do paciente consigo mesmo e com o ambiente; e os psiquiatras (médicos) que se ocupam do diagnóstico e da terapia medicamentosa desses pacientes.
Como a demanda aumentou, supõe-se que se incrementou os atendimentos oferecidos por esses profissionais, através de novas contratações e/ou credenciamentos ou mesmo através de atendimentos on-line. Porém, o que se tem visto, muitas vezes, é a insatisfação da população, que fica dias em filas, esperando vaga para ser atendida, pois, dependendo do lugar, os profissionais contratados não têm tempo hábil, não dão conta de atender todos que os procuram. Vez ou outra há conflito entre as partes, aumentando a pressão, a cobrança e o agravamento dos transtornos.
Percebe-se, assim, o aumento de profissionais com a Síndrome de Burnout, os quais, por recomendação médica, se afastam do serviço, que vai ficando mais precário.
Enfim, é necessário dar atenção à saúde mental também dos cuidadores e criar estratégias para melhores condições de trabalho. Lembrar que todos precisam de cuidados e que os papéis de cuidadores e assistidos se alternam simultaneamente entre si o tempo todo.
Vera Purcina
Commenti