top of page

Convite às grávidas

  • Foto do escritor: Vera Purcina
    Vera Purcina
  • 3 de mar. de 2021
  • 2 min de leitura

Eu quero fazer um convite para as mulheres que estão grávidas para que se situem neste momento de suas vidas.


É lógico que você, grávida, já sabe e já sente que está passando por várias mudanças físicas. Você está com produção diferente dos hormônio e talvez já tenha sentido enjoo, mais sono... quer dizer, estas alterações físicas que são naturais e normais neste momento de gestação de uma nova pessoa.


(E se você quiser saber mais sobre estas alterações do seu organismo neste período, existem livros específicos a este respeito para orientações de gestantes.)


O convite que faço para você está relacionado ao aspecto emocional, porque todas as alterações orgânicas que você está sofrendo, com certeza vão interferir na sua área emocional. Você pode ficar mais ansiosa, com medo, insegura, com dúvidas sobre estas transformações, quais são as consequências destas mudanças, será que isto prejudicará seu corpo, se as pessoas a olham com pena quando você vomita ou quando está enjoada...

E eu lhe pergunto: -Você tem dó de você? Como você está passando emocionalmente por este período da sua vida?


Estas reflexões não têm em livros... são momentos em que você deve se voltar para dentro de você mesma e se perceber, se reconhecer. O que você está sentindo neste novo papel da sua vida?


Isto é importante porque vai delinear o rumo do seu relacionamento com seu nenê. Se você estiver se olhando como uma coitada que sente enjoos, como uma fraca que não consegue se virar ou com muito medo e insegurança porque acha que não está dando conta... isso influenciará sua relação futura e, na verdade, já está influenciando no modo que você está se relacionando com seu bebê dentro de sua barriga.


Por outro lado, você pode se perceber aceitando estas transformações corporais, por exemplo: a barriga cresce, os seios incham porque estão e vão nutrir o seu bebê para que ele fique saudável e bem.


Enfim, aceitar as mudanças de vida ficando bem situada neste período de gestação significa que sua relação com seu bebe está se formando de modo saudável.

Olhe-se com naturalidade, faça o pré-natal para acompanhar o desenvolvimento da gravidez e do bebê, aceite as mudanças corporais e de status social. E cuide desde já do emocional de vocês; não espere para fazer isso.


Se necessário, entre em contato comigo e conversaremos mais.

Vera Purcina

Comments


bottom of page