top of page

Abrindo a cabeça - Indagações da Orientação Profissional

  • Foto do escritor: Vera Purcina
    Vera Purcina
  • 20 de jun. de 2019
  • 3 min de leitura

ree

Para Ralph Waldo Emerson, o sucesso é:


“Rir sempre e amar muito, conquistar o respeito das pessoas inteligentes e a afeição das crianças. Obter a aprovação dos críticos honestos e suportar a traição dos falsos amigos.


Apreciar a beleza, descobrir o que as pessoas têm de melhor, dar de si, mesmo sem a menor expectativa de retribuição. Ter realizado um beneficio, seja para uma criança saudável, ou uma alma socorrida, ou um pedaço de jardim, ou uma condição social redimida. Brincar e rir com entusiasmo, cantar com exaltação, saber que ao menos uma vida respira melhor porque você viveu.”


Sabendo que cada pessoa tem um jeito de sentir a vida, possui as próprias condutas, pontos de vista, questionamentos e valores...


Para você, O QUE É SUCESSO?


Se você é uma daquelas pessoas que deseja sair a conhecer o mundo, viver esta experiência com uma mochila nas costas; ou se gosta mesmo é de ajudar o próximo realizando trabalhos voluntários e frequentando instituições religiosas; se aspira conhecimentos e se matricula em vários cursos, estudando bastante; ou o que quer é namorar e ter um companheiro na vida...


Se você quer um monte de coisas e não realiza nada ou, inversamente, se não toma conhecimento de nada, acha tudo muito chato e toma suas atitudes automaticamente, apenas porque tem que fazer alguma coisa; se pensa em trabalho apenas quando precisa ganhar dinheiro, pagar suas contas e acaba desejando ser muito rico ou, inversamente, não se percebe ambicioso e pretende dedicar seu trabalho em prol do bem ao mundo...


Você se sente bem sucedido?


Se não, você deseja obter sucesso no futuro?


Será que sucesso está ligado ao mundo do trabalho? Às chances oferecidas pelo mercado de trabalho e à profissão?


Ou será que sucesso significa algo mais amplo na vida? Afinal, sabe-se de muita gente que ganha rios de dinheiro no emprego e, no entanto, vive estressado e doente, sem qualidade de vida!


Sem pretensão de ser muito idealista, é lógico que consideramos o dinheiro um instrumento de troca necessário na economia mundial e, ao contrário de romantizar a pobreza, o questionamento aqui é a validade em resumir o sucesso na vida em obtenção de bens materiais.


Existem entrevistas com profissionais bem sucedidos que afirmam realizarem o seu trabalho porque gostam do que fazem e, que, com isso, acabaram ganhando bastante dinheiro. Porém sempre estiveram longe de fixarem suas metas nesse resultado.


Essas pessoas dizem buscar cada vez mais conhecimentos sobre os assuntos com os quais trabalham, aprofundar suas técnicas, inovarem sua atuação profissional, porque isso não as cansam ou enjoa. Consequentemente, acabam por ganhar maior prestígio social, mas está claro que a carreira profissional não é tudo na vida delas.


E se você pensar mais um bocadinho, perceberá, nos exemplos do dia a dia, que, muitas vezes, é aquele rapaz que nunca pensou em se casar que acaba tendo sucesso com as garotas; ou aquela pessoa que não gasta seu tempo pensando só em exercícios físicos e em fazer dietas, que está com o corpo em forma e saudável; ou aquele colega da sua classe que nem era tão preocupado com notas, mas que gostava de ler diversos assuntos (porque é curioso e sintonizado nos acontecimentos), que passou no vestibular.


Ou seja, muitas pessoas que não visam apenas o resultado, se tornam bem sucedidas, sem nem pretenderem ser!


(Particularmente, estou até começando a achar que ter SUCESSO na vida é muito mais sobre um modo de vida do que um objetivo de vida...)


E você, o que pensa sobre isso?


O que é ser uma PESSOA BEM SUCEDIDA na vida?


Vera Purcina

Comentários


bottom of page