A Psicologia Online
- Vera Purcina
- 21 de mar. de 2023
- 1 min de leitura

As ferramentas da tecnologia trouxeram os espaços digitais e uma nova forma de relações interpessoais. Possibilitam que pessoas que estão a quilômetros fiquem frente a frente, intermediadas por uma tela e que troquem experiências e informações entre si.
Mesmo quando as pessoas não se conhecem pessoalmente, sofrem fortes influências das interações virtuais, pois os sentimentos que suscitam, são reais.
Atualmente, além dos consultórios físicos, muitos psicólogos atendem seus pacientes de modo remoto e, tanto em um espaço como no outro, o objeto da psicologia é o homem e a busca dos sentidos em toda sua completude e complexidade. O instrumento de trabalho primordial é a afetividade do vínculo profissional, fenômeno que ocorre de forma abstrata e transcendente.
Sem qualquer receita generalista, o psicólogo busca, junto ao paciente, o seu autoconhecimento, contextualizando corpo, mente e espírito. Favorece o
desenvolvimento emocional e a construção do sujeito autônomo, protagonista da sua vida.
Da forma online, os atendimentos psicológicos ficaram mais acessíveis à população. Porém, frente as milhares ofertas da Internet, deve-se distinguir cada serviço, assim como suas adequações para as diferentes necessidades. Existem os serviços que são mais informativos, os de formação pessoal, os educativos, os aconselhamentos, os de suporte e acolhimento e as psicoterapias.
De todo modo, percebe-se que a psicologia online está mostrando eficácia e eficiência para grande parte das demandas. E a tendência dos novos tempos é que seja cada vez mais utilizada. Isso é muito bom, pois, com a psicologia mais acessível, aumenta a probabilidade de mais saúde ainda para a população como um todo.
Vera Purcina
Comments