A Família
- Vera Purcina
- 24 de jul. de 2021
- 1 min de leitura

A família é um grupo social e é determinada socialmente. Podemos dizer que, nos anos 70, a ilusão da "família margarina", papai homem, mamãe mulher e filhinhos felizes, era dominante. Porém, assim como hoje já se sabe que a margarina não é tão boa para a nossa saúde, a família atual está um pouco menos idealizada pela coletividade e vem mostrando mais a sua "cara".
Infelizmente, há grande resistência em aceitar suas especificidades e características, as quais, poucas vezes, coincidem com aquela desejada pela sociedade. Nem todo casamento dura até a morte, nem todo casal que coabita a mesma casa são casados, nem todo pai é homem, nem toda mãe é mulher, nem sempre há pai para as crianças, nem toda criança tem uma mãe apenas...
Junto com isso, vem se evidenciando a necessidade das relações familiares tornarem-se mais transparentes, respeitosas, inclusivas e de aceitação das diferenças individuais de seus membros.
É claro, o seio familiar ainda é grande mantenedor de projeções pessoais, as quais colocam a culpa da própria infelicidade no outro (se eximindo da responsabilidade das próprias atitudes); ainda é uma teta que alimenta muita violência física e emocional (vide feminicídios, estupros, etc).
Mas até já me acostumei com os passos letárgicos dos homens para mudarem antigos paradigmas. Apenas ainda quero crer na possibilidade da construção futura de famílias mais verdadeiramente afetivas, solidárias e éticas.
Vera Purcina
Comments